O que é SiSU?

Tudo que você precisa saber sobre o Sistema de Seleção Unificada.

1.O que é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU)?

É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionarão novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2009.

2.Quais as instituições e cursos participantes da seleção unificada?

A lista das instituições participantes do SiSU e dos cursos oferecidos pode ser consultada no portal http://sisu.mec.gov.br/index.html por meio do item “Vagas” ou do campo de busca. O candidato poderá fazer sua consulta por estado, instituição ou curso.

3.Quem pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada?

Podem se inscrever na seleção unificada os estudantes que fizeram o Enem 2009. É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com essa informação.

4.Como funciona o Sistema de Seleção Unificada?

O processo seletivo por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) será realizado em três etapas:
* Primeira Etapa
* Segunda Etapa
* Etapa Suplementar

A cada etapa, o aluno faz sua opção, escolhendo o curso e a instituição para a qual deseja concorrer e efetua sua inscrição pelo sistema. O sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso de acordo com as suas respectivas notas, o número de vagas disponíveis e o número de inscritos. Os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar sua matrícula na instituição para a qual foram selecionados. As vagas eventualmente não ocupadas são disponibilizadas na etapa seguinte, e os candidatos interessados podem participar novamente, fazendo nova inscrição para concorrer a essas vagas. As três etapas seguem essa mesma dinâmica.

5.Como é feita a inscrição no SiSU?

As inscrições dos candidatos são feitas exclusivamente pela internet, neste portal. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o sistema (no campo “Acesse o Sistema de Seleção Unificada”, no alto da página principal) e informar seu número de inscrição e a senha cadastrada no Enem 2009. Após estas informações, o sistema solicitará que o candidato crie uma nova senha, específica para o SiSU.

O sistema também solicitará que o candidato informe um e-mail válido. Muita atenção ao cadastrar o e-mail, pois somente por meio dele o estudante poderá, caso necessite, recuperar sua senha do SiSU.

6.Como os candidatos que não possuem computador poderão se inscrever?

As instituições de ensino participantes do SiSU devem disponibilizar acesso gratuito à internet para os candidatos que desejarem se inscrever.

7.É cobrada alguma taxa para a realização da inscrição?
Não. As instituições participantes do SiSU não podem cobrar qualquer tipo de taxa de inscrição dos candidatos.

8.Qual o horário de inscrição no SiSU?

O SiSU ficará disponível para inscrição dos candidatos nos períodos especificados no cronograma para cada etapa, das 6h às 23h59min. É considerado o horário oficial de Brasília.

9.Como recuperar o número de inscrição ou a senha do Enem 2009?

Caso o candidato tenha perdido seu número de inscrição ou sua senha do Enem 2009, deverá recuperá-la no endereço www.enem.inep.gov.br

10.Como recuperar a senha do SiSU?

Caso o candidato tenha perdido a senha do SiSU, poderá recuperá-la acessando o sistema e clicando em “Esqueceu sua senha? Clique aqui para recuperá-la”. A senha será enviada para o e-mail que foi informado pelo candidato no SiSU.

11.Quais os documentos necessários para fazer a inscrição no SiSU?

Para se inscrever no SiSU, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição e da senha cadastrada no Enem 2009.

É necessário, no entanto, que ao se inscrever em um curso, o candidato fique muito atento aos documentos exigidos pela instituição para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, assim que o candidato clicar na sua opção de instituição.

12.Como são informadas, no SiSU, as notas do candidato no Enem 2009?

No momento que o candidato insere no sistema o seu número de inscrição e a senha do Enem 2009, o SiSU recupera, automaticamente, as suas notas obtidas no Enem 2009.

13.Todas as vagas oferecidas pelo SiSU são para ingresso no 1° semestre de 2010?

Não. Algumas instituições disponibilizaram vagas com início das aulas no 2° semestre de 2010. Por isso é importante que o candidato fique atento a essa informação que estará disponível no sistema.

Atenção: em caso de aprovação, o período de matrícula para as vagas do segundo semestre é o mesmo período de matrícula para as vagas do primeiro semestre, conforme o cronograma do SiSU.

14.Como são informadas, no SiSU, as notas do candidato no Enem 2009?

Não. Algumas instituições disponibilizaram vagas com início das aulas no 2° semestre de 2010. Por isso é importante que o candidato fique atento a essa informação que estará disponível no sistema.

Atenção: em caso de aprovação, o período de matrícula para as vagas do segundo semestre é o mesmo período de matrícula para as vagas do primeiro semestre, conforme o cronograma do SiSU.

15.Há oferta de vagas para cursos na modalidade de ensino a distância no SiSU?

Não, neste processo seletivo somente serão selecionados candidatos para vagas em cursos presenciais.

16.Há oferta de vagas específicas para políticas de ações afirmativas no SiSU?

Há instituições participantes do SiSU que disponibilizam uma parte de suas vagas para as políticas afirmativas (afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc).

Assim, em determinados cursos, pode haver duas modalidades de concorrência pelo SiSU: ampla concorrência e ações afirmativas. O candidato deverá, no momento da inscrição, optar por uma destas modalidades.

Dessa forma, o candidato que optar por concorrer por uma determinada ação afirmativa estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem.

Atenção: é de inteira responsabilidade do candidato se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada a política afirmativa e se possui os documentos que serão exigidos pela instituição de ensino no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada pelo sistema, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula, quando o candidato clicar na sua opção de curso.

17.As instituições adotam pesos diferentes para as notas do Enem 2009?

Algumas instituições participantes do SiSU adotam pesos diferenciados para as provas do Enem 2009. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição. Assim, quando o candidato se inscrever para curso em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem 2009, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota.

18.Como o SiSU calcula a nota do candidato quando ele se inscreve em curso que adote pesos diferentes para as notas do Enem?

O SiSU calcula automaticamente a nova nota do candidato, de acordo com o peso especificado pela instituição para as provas do Enem, para determinado curso. O candidato poderá verificar, no próprio sistema, como foi efetuado o cálculo de sua nota específica para aquele curso, clicando em “Qual a composição de minha nota nessa opção?”.

19.É possível que um mesmo candidato tenha notas diferentes para cursos diferentes

Sim. Como as instituições participantes do SiSU podem atribuir pesos diferentes nas provas do Enem 2009 para cada curso, a nota do candidato pode variar de acordo com o parâmetro definido pela instituição.

20.Como é calculada a nota de corte de cada curso, informada pelo SiSU como referência?

Uma única vez por dia o SiSU calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso.

Atenção: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição em cada etapa.

21.Quais são os critérios de desempate?

No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios:
* Nota obtida na redação;
* Nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
* Nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
* Nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
* Nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
* Antecedência de inscrição definitiva na respectiva etapa de seleção do SiSU.

22.O candidato pode imprimir o comprovante de sua inscrição?

Sim. Ao finalizar a inscrição, o sistema possibilita ao candidato imprimir seu comprovante.

23.Depois de concluir sua inscrição, o candidato pode modificá-la?

Sim. É permitido ao candidato, durante o período de inscrição, modificar sua opção quantas vezes julgar conveniente. É importante ressaltar que, para efeito de concorrência, o SiSU considerará a última inscrição concluída.

24.Como saber o resultado do SiSU?

O resultado do candidato estará disponível no portal http://sisu.mec.gov.br, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800.616161.


Fonte: http://cilenebonfim.com/tudo-sobre-sisu-sistema-de-selecao-unificado/

Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. renato cerillo
    jan 21, 2011 @ 19:58:46

    valeu, gostei muito da suas ,mensagens….

    estou relaxando nas férias

    abraços Renato

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: